A sublimação em tecidos é uma técnica bastante comum na indústria gráfica para criar estampas nos mais variados estilos, seja para uniformes ou até mesmo para roupas no mundo da moda. Mas você sabe como fazer sublimação em tecido? É preciso entender o passo a passo para não errar no processo de impressão.
Neste artigo, vamos apresentar o que é sublimação em tecido e como esse processo deve ser feito. Assim, você que está iniciando na área ou tem dúvidas sobre o tema pode conferir todas as nossas dicas.
O que é sublimação em tecido? Saiba mais sobre
Esse tipo de técnica funciona através do processo de sublimação. O profissional escolhe um tecido apropriado para fazer a estampa, e o design é impresso em um papel específico com tintas apropriadas.
Quando essa folha é submetida a um aquecimento através da impressora e da prensa, a tinta passa do estado sólido para o gasoso. E assim é criada a estampa no tecido escolhido. Isso é basicamente a forma de como fazer sublimação em tecido na teoria. Vamos entender melhor na prática?
O que é preciso para fazer sublimação em tecido?
Para saber como fazer sublimação em tecido, antes de tudo, é necessário conhecer os materiais apropriados e como eles devem ser usados durante o processo de impressão por sublimação.
Para que o processo de sublimação em tecido ocorra com segurança e qualidade, você deve usar os materiais e equipamentos certos. E estamos falando das tintas e impressoras sublimáticas.
Tintas
Conhecidas como tintas sublimáticas, são apropriadas para o processo de sublimação em tecidos. No mercado, você encontra 4 cores para utilização: magenta, ciano, amarelo e preto. Com essas cores, é possível criar novos tons através da programação feita na impressora sublimática.
Impressora sublimática
Para fazer impressão sublimática em tecido, também é preciso contar com uma impressora apropriada para esse tipo de técnica. O design criado através do computador deve ser impresso por uma impressora de qualidade, que vai garantir uma estampa bonita e com traços nítidos.
Prensa térmica
A prensa térmica ajuda a transferir as imagens no papel sublimático para os produtos de sublimação que você quer personalizar — nesse caso, um tecido. Através da pressão e das altas temperaturas, o design é transferido para o tecido, você tem a estampa que precisa!
Como funciona a sublimação em tecido?
Muito se fala do processo de aquecimento para que ocorra a sublimação. Mas como ele funciona de fato? Para saber qual a temperatura certa, é preciso seguir as indicações de uso de cada material e equipamento, principalmente das tintas sublimáticas.
Por exemplo, geralmente, as tintas devem ser usadas em temperaturas entre 190°C a 210°C. Além disso, também é preciso ter atenção ao tempo, que, em média, é de 25 segundos, e à pressão utilizada.
A ordem de como fazer sublimação em tecido deve ser:
- criar o design no computador através de softwares específicos;
- imprimir o design em um papel sublimático;
- transferir a imagem para o tecido através da prensa e calor;
- Pronto! sua estampa está finalizada.
Tipos de sublimação em tecido
Existem alguns tipos de sublimação para tecidos. Existe o tipo de sublimação total em tecido, conhecido também como full sprint, que é quando todo o tecido é pintado de uma só vez, como uma camiseta, por exemplo. Esse processo é muito comum, principalmente para criar uniformes.
Também há o tipo de impressão sublimática direta, que é quando a tinta é aplicada diretamente no tecido através de uma impressora sublimática. E o terceiro tipo é a sublimação por transferências térmica, em que primeiro a imagem é impressa no papel e depois passa pela prensa térmica para transferir para o tecido.
Melhores tecidos para você usar
Não podemos esquecer também dos tipos de tecidos para sublimação, que são os mais indicados para esse trabalho. Escolher o tecido certo influencia no resultado final, principalmente na qualidade e na durabilidade da estampa.
Afinal, quais tecidos escolher? Entre os tecidos mais comuns está o poliéster, encontrado em tecidos sintéticos. Sua composição facilita a transferência do tingimento para a fibra do tecido. Além dele, você pode usar:
- microfibra;
- cetim;
- helanca;
- chiffon;
- oxford;
- tafetá;
- musseline.
Quer entender mais sobre o que é sublimação em tecido? Aqui no blog da Sublimpel, você confere mais dicas sobre o tema. Clique aqui e veja mais artigos sobre os diferenciais de fazer impressão por sublimação.
Por que fazer sublimação em tecidos?
Agora, você já sabe como fazer sublimação em tecido. Mas por que essa é uma técnica que deve ser aplicada em sua gráfica? Caso você trabalhe com tecidos, saiba que a sublimação é considerada um processo mais econômico quando comparada com outros tipos de impressões.
Além da economia, seu processo é mais rápido e também oferece excelente qualidade. As imagens são mais nítidas, com cores vívidas, deixando o seu trabalho ainda mais perfeito! A sublimação em tecido também garante maior durabilidade, mesmo depois do tecido passar por diversas lavagens.
Veja mais novidades no blog da Sublimpel
Aqui no blog da Sublimpel, você confere todas as informações e dicas sobre impressão. Você aprendeu como fazer sublimação em tecido, quais são os principais materiais e como eles devem ser usados durante o processo. Agora, siga essas orientações para garantir um bom resultado ao trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja o nosso artigo sobre tinta sublimática e compreenda melhor a importância desse material e como ele deve ser usado. Confira todas as dicas e aproveite para conhecer mais sobre o nosso blog!