Se você quer saber o que é sublimação em tecido, aqui no blog da Sublimpel, é possível aprender. É um tipo de impressão muito comum realizada em tecidos, para garantir que a estampa tenha cores de boa qualidade e nitidez dos traços. Mas, para realizar um bom trabalho, é preciso conhecer todas as técnicas.
Para fazer a sublimação em tecido, é necessário saber quais são os materiais utilizados e como funciona o processo, do início ao fim, para evitar possíveis problemas. Continue a leitura deste artigo e aprenda todas as dicas para fazer a impressão com o máximo de qualidade.
Como funciona a sublimação em tecido?
Para entender o que é sublimação em tecido, imagine que o processo é parecido com a sublimação em papeis. O que muda são alguns processos, assim como o material que receberá a estampa.
A estampa feita por sublimação possui um baixo custo e oferece ótimos resultados. A sublimação ocorre através do aquecimento das tintas, que passam do estado sólido para o gasoso.
O processo de sublimação em tecido começa com a arte sendo impressa em um papel específico, que pode ser submetido a altas temperaturas. Quando ocorre esse aquecimento, a tinta passa do estado sólido para o gasoso e transfere a arte para o tecido, criando a estampa.
Quais são os tipos de tecidos que podem ser usados?
Além de saber o que é sublimação em tecido, também é preciso conhecer quais são os tipos de materiais que podem receber esse processo de impressão. Esse conhecimento pode ajudar a evitar problemas com a qualidade da imagem.
Afinal, a sublimação pode ser feita em quais tecidos? Entre os materiais mais utilizados, está o poliéster, muito comum em tecidos sintéticos, que facilita a transferência do tingimento para a fibra. Além dele, é possível utilizar a sublimação em:
- microfibra;
- cetim;
- helanca;
- chiffon;
- oxford;
- tafetá;
- musseline.
Tecidos que não são indicados para sublimação
Existem 2 tipos de tecidos que você precisa ter cuidado ao fazer a impressão por sublimação: algodão e seda. No entanto, eles só podem ser utilizados quando tratados previamente. Mas o que é tratamento de tecidos?
Esse tipo de tratamento é comum na indústria têxtil, em que o tecido passa por diversos processos para assegurar a aderência da tinta no material, ou seja, no tecido utilizado.
Tintas indicadas para sublimação em tecido
Outro ponto importante sobre o que é sublimação em tecido é conhecer as tintas apropriadas para esse tipo de trabalho. Nesse caso, não tem segredo! É preciso escolher tintas sublimáticas, que são as ideais para passar pelo processo de aquecimento e, assim, estampar o tecido.
O mercado gráfico oferece diversas opções de marcas de tintas sublimáticas. E é preciso saber escolher as melhores, a fim de garantir um trabalho perfeito. Para descobrir qual a melhor tinta sublimática, confira este nosso artigo.
Que impressora usar?
Para que tudo ocorra bem durante a sublimação no tecido utilizado, além das tintas, você precisa ter atenção à impressora utilizada. Ela precisa ser apropriada para esse fim, já que passa pelo processo de aquecimento.
Existem variados modelos de impressoras que você pode usar, e a escolha vai depender das suas preferências. Mas não deixe de focar pontos importantes antes de escolher a sua. Por exemplo:
- garantia oferecida;
- durabilidade;
- confiabilidade do fornecedor.
Dicas para ter a estampa em tecido perfeita
Ter conhecimento sobre a técnica de sublimação em tecidos é fundamental para que o trabalho seja feito com segurança e com a qualidade que você precisa. Por isso, separamos algumas dicas:
- escolha tecidos apropriados para sublimação;
- respeite o armazenamento das tintas;
- tenha atenção ao tempo da impressão;
- configure a impressora da maneira correta;
- tome cuidado com o manuseio do papel entre o tecido;
- acompanhe de perto todo o processo.
Erros comuns que você deve evitar
Às vezes, por falta de atenção ou por não seguir as orientações dos produtos, é comum que alguns erros sejam cometidos durante a sublimação em tecidos. É preciso ter cuidado redobrado para que isso não aconteça. Veja alguns exemplos.
Efeito Fantasma
Esse efeito se chama assim porque, quando ocorre uma movimentação do tecido, é criada uma sombra na arte. Essa movimentação, na verdade, é um encolhimento do tecido que ocorre por conta do aquecimento. Para que isso não aconteça, recomenda-se prensá-lo antes de colocar o papel.
Problema com as cores
Em alguns casos, a impressão pode sair avermelhada ou amarelada. Isso porque é necessário configurar o perfil de cores na sua impressora. Esse é um tipo de arquivo oferecido pelos fornecedores de tintas. Com ele, será possível configurar a sua impressora da maneira correta.
A impressão por sublimação em tecido dura quanto tempo?
A impressão por sublimação em tecidos é reconhecida pela durabilidade. No entanto, não é possível determinar o quão durável será essa estampa. Isso porque depende de diversos fatores, como qualidade do tecido e marca das tintas utilizadas, por exemplo.
Entretanto, esse tipo de técnica permite que o tecido passe por diversas lavagens e, mesmo assim, permaneça com as cores e a imagem perfeitas. Então, você pode confiar nessa técnica.
Veja na Sublimpel outras novidades para o setor gráfico
Aqui no blog da Sublimpel, você aprende o que é sublimação em tecido, entre outros assuntos que podem te ajudar a obter os melhores resultados para o seu trabalho. Continue acompanhando o nosso blog e veja as novidades!