Hotstamping

Na sublimação, hotstamping é uma técnica popular de impressão, que consiste em decorar alguns materiais, papéis de carta, plásticos, couros ou tecidos, usando uma folha de metal ou papel colorido, adicionando detalhes metálicos.

O processo de impressão é simples: com uma matriz aquecida, você pressiona a folha de metal contra o material que irá decorar para criar um design permanente. Entendendo o que é hotstamping, tudo fica mais fácil para começar a tê-lo no seu portfólio.

Hotstamping plano x hotstamping cilíndrico

Existem dois tipos de hotstamping: plano e cilíndrico, cada um com uma utilidade. Enquanto o primeiro é ideal para a impressão de papéis e plásticos, criando designs com relevo, o segundo é usado para decorar canecas e garrafas que possuem curvaturas.

Ambos permitem a criação de detalhes diferentes do que é comumente encontrado na sublimação. Com o hotstamping dourado, por exemplo, é possível imprimir relevos elegantes em convites de casamento ou desenhar logos em garrafas térmicas.

Escolha a melhor técnica de hotstamping

Esse tipo de sublimação com cores metálicas não é algo novo, nem difícil, mas existem maneiras diferentes de colocá-lo em prática. Uma delas aplica hostamping a seco, principalmente para criar impressões com relevo, como papel timbrado ou cartões de visitas.

A técnica quente é ideal para criar impressões com camada adesiva, que irá reagir ao calor, fazendo com que o aspecto metálico da folha fique no material. É comum encontrar essa técnica em embalagens de produtos ou etiquetas de grifes.

Atente-se à gramatura do papel

Entre os principais fatores considerados na escolha do papel para hotstamping, está a gramatura. Enquanto os papéis com gramatura mais pesada, acima de 200 g/m2, são mais resistentes ao calor e à pressão, os mais finos precisam de atenção redobrada.

É importante lembrar que quanto maior a gramatura, mais fácil é garantir um acabamento mais uniforme e sem relevo no verso, dando mais qualidade à impressão. Na Sublimpel, você encontra essa informação na página dos produtos. É só conferir e já fazer o seu pedido.

Compre o papel para hotstamping com textura ideal

A escolha da tinta e da impressora que irá realizar o hotstamping são importantes, assim como adquirir o papel com a textura adequada. Papéis com texturas mais suaves, como papel couché ou offset são ideais para esse tipo de sublimação, já que garantem melhores acabamentos.

Por outro lado, papéis que possuem aspecto mais pesado, como o kraft e o reciclado, aumentam as chances de haver relevo no verso das impressões. Assim, vale considerar o resultado para adquirir o papel que mais combina com os seus objetivos.

Inove com papéis coloridos para o hostamping

O que torna a técnica tão interessante é a possibilidade de “brincar” com as cores dos papéis. Por exemplo, você pode comprar hotstamping holográfico e deixar as impressões mais elegantes dos portfólios dos concorrentes.

Agora, se quiser impressões mais clássicas, há hotstamping prata e dourado, duas opções muito solicitadas na sublimação e que não perdem o interesse do público. No catálogo on-line da Sublimpel, você encontra algumas folhas à venda.

Seja parceiro da maior especialista de sublimação, Sublimpel!

Hotstamping é uma técnica versátil e elegante, que todos os negócios de sublimação devem ter no portfólio. Para encontrar parceiros confiáveis, você pode contar com os especialistas da Sublimpel, que selecionam só produtos de qualidade.

Acesse o site e confira materiais de sublimação de qualidade, com ofertas incríveis! Aproveite essa oportunidade para ser um dos parceiros e garantir impressões incríveis para os seus clientes. Não perca mais tempo: faça o seu pedido hoje mesmo!