O mercado de impressão conta com diversos materiais, para que profissionais da área possam realizar um trabalho com qualidade. Entre os mais importantes, está a tinta, que precisa ser apropriada para esse tipo de atividade. Então, se você quer saber o que é tinta sublimática, este artigo pode te ajudar!
Saber como funciona esse tipo de material é importante para obter melhores resultados e evitar erros. Aprenda aqui como usar tinta sublimática e conheça suas vantagens, os principais cuidados e muito mais. Continue a leitura.
Saiba o que é tinta sublimática
Para entender o que é tinta sublimática, é preciso saber sua diferença em relação a outras tintas existentes. Esse é um tipo de material utilizado para o processo de sublimação, ou seja, impressão em determinados tipos de superfícies, como roupas, por exemplo.
Esse tipo de tinta é encontrado no mercado nas seguintes cores: magenta, ciano, preto e amarelo. A tinta é produzida com corantes sublimáticos, que têm a capacidade de passar do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido. Esse é o processo de sublimação.
Com isso, profissionais que trabalham em gráficas podem realizar diversos tipos de impressões de alto nível e obter a nitidez necessária. Mas qual o diferencial desse tipo de tinta? Vamos falar mais sobre isso a seguir.
Para que serve a tinta de sublimação?
A tinta de sublimação é indicada para a impressão por sublimação. Através dessa técnica, é possível realizar processos de impressão em tecidos, cerâmica, metais revestidos, entre outros tipos de materiais.
É muito importante escolher a melhor tinta sublimática para usar nas superfícies utilizadas para a impressão. Dessa forma, você terá um trabalho de alta qualidade e com cores fiéis. Abaixo, apresentamos exemplos de tecidos que podem ser usados na sublimação.
Poliéster
Esse é um tipo de tecido muito comum em trabalhos de impressão por sublimação. Ele é muito adequado para essa técnica devido à capacidade de aceitar e reter os corantes sublimáticos.
Nylon
Embora também possa ser utilizado, esse é um tecido mais desafiador de ser trabalhado na técnica de sublimação. Isso se deve às propriedades específicas do nylon.
Lycra
Tecidos elásticos, como a lycra, são ótimos para trabalhar em impressão por sublimação. Mas, para que dê certo, é fundamental que o tecido seja composto por uma alta porcentagem de poliéster.
Microfibra
A microfibra é compatível com impressão com tinta sublimática, devido ao poliéster em sua composição. Ela é ótima para trabalhar e absorve bem os corantes.
Quais materiais são utilizados para sublimação?
Agora que você já sabe o que é tinta sublimática, conheça os outros itens utilizados na sublimação. Assim como a tinta, é preciso escolher materiais confiáveis para obter um ótimo resultado.
Impressora
A impressora tinta sublimática desempenha um importante papel para a impressão por sublimação. Não pode ser qualquer tipo de impressora, pois é ela que possibilita a alta resolução na impressão do design.
Papel sublimático
O papel sublimático é um dos materiais essenciais para qualquer tipo de projeto. Ele é utilizado para imprimir a arte antes de transferi-la para o substrato, como um tecido, por exemplo.
Prensa de calor
Esse tipo de material é usado para aplicar calor e pressão ao papel sublimático colocado sob o substrato. No mercado, existem diferentes tipos de prensas de calor apropriadas para cada material, como as prensas planas, para trabalhos com camisetas.
Substratos
Os substratos são os objetos nos quais a sublimação pode ser aplicada. Assim como os tecidos, outros substratos podem ser utilizados, como metais revestidos e cerâmica revestida.
Fitas e papéis térmicos
As fitas térmicas são utilizadas para ajudar a fixar o papel sublimático no substrato durante a etapa de prensagem. Enquanto isso, o papel térmico é um material indicado para proteger partes do substrato que não precisam da impressão.
Equipamento de proteção
Para quem for realizar esse tipo de trabalho, também é necessário utilizar equipamentos de proteção, como luvas e óculos. Dessa forma, é possível evitar acidentes devido ao calor do processo.
Softwares de design gráfico
Para projetos de sublimação, é necessário que a gráfica tenha softwares para criar e editar as artes que serão impressas nos substratos. Para isso, programas como o Adobe Photoshop são muito utilizados.
Papel de proteção
Muitos podem pensar que papel térmico é a mesma coisa que papel de proteção, mas são itens distintos. O papel de proteção tem como objetivo proteger a prensa de calor de possíveis resíduos de tinta que podem ser transferidos durante a impressão.
Quais são as vantagens de usar tinta sublimática?
Agora você sabe o que é tinta sublimática e para que serve. Mas afinal, será que esse tipo de tinta é realmente vantajosa? Confira os benefícios que esse tipo de produto oferece:
- redução de desperdício;
- cores reais;
- resistência à água;
- durabilidade das cores.
Cuidados ao usar tinta sublimática
- mantenha-a em lugares secos e longe da luz direta do sol;
- agite regularmente a tinta, para evitar a sedimentação do líquido;
- limpe as impressoras para garantir uma distribuição uniforme;
- realize testes regulares para garantir a precisão das cores.
Saiba como escolher artigos para sublimação
Você pôde aprender o que é tinta sublimática e qual é a sua importância para o trabalho de impressão por sublimação. Para mais dicas sobre esse e outros assuntos, continue acompanhando as novidades do blog da Sublimpel.
Aproveite e conheça os produtos disponíveis para impressão por sublimação, seus diferenciais e características. Clique aqui e veja mais sobre os itens disponíveis.