Aprender como fazer sublimação em caneca é uma ótima oportunidade para quem busca iniciar um novo negócio ou diversificar os serviços prestados. No entanto, para executar um bom trabalho, é preciso conhecer mais sobre essa técnicas e os tipos de materiais que podem ser usados.
Para você aprender como fazer sublimação de canecas sem erro, preparamos este artigo com todas as dicas sobre materiais, processo de produção e erros comuns para evitar. Confira.
O que é sublimação em canecas?
Se você tem dúvidas se como fazer sublimação em caneca é o mesmo que em tecidos, vamos esclarecer agora. Em primeiro lugar, o processo é o mesmo, só muda algumas etapas e materiais usados.
Por ser o mesmo processo, a tinta utilizada passa do estado sólido para o gasoso diretamente para o substrato utilizado, que no caso é a caneca.
No entanto, o trabalho pode diferenciar um pouco do que é feito em tecidos. Como, por exemplo, o tipo de prensa térmica utilizada, a forma como a impressão é feita no papel e o tempo da sublimação.
O que é preciso para sublimar canecas?
Talvez você esteja se perguntando: o que é preciso para sublimar canecas? Antes de iniciar os trabalhos, principalmente para quem ainda é novato na área, é necessário conferir os materiais para a produção. Eles precisam ser de boa qualidade e de marcas confiáveis, para garantir uma impressão eficiente.
Máquina para sublimação em canecas
O primeiro equipamento que você deve conhecer é a máquina para sublimação em canecas, que pode ser tanto a impressora quanto uma prensa térmica. Vamos começar falando sobre a impressora sublimática.
O primeiro passo de como fazer sublimação em caneca é escolher uma impressora sublimática ideal, para que você possa criar os designs e estampar as canecas do jeito que desejar. Mas, além da impressora, outro material não pode faltar.
Papel para sublimação de canecas
O próximo material que não pode faltar é o papel sublimático. É esse tipo de material que suporta a impressão das tintas e o aquecimento realizado através da impressora ou da prensa.
A escolha da folha errada pode influenciar no resultado final da sua impressão. Por isso, fique atento às marcas de papel sublimático existentes no mercado. Aqui na Sublimpel, você encontra o papel para sublimação HD Tratado ou Premium de variados tamanhos.
Saiba quais tintas usar
Também faz parte dos materiais importantes o uso da tinta correta para saber como fazer sublimação em caneca do jeito certo. E, nesse caso, é preciso usar as tintas sublimáticas para passar pelo processo de aquecimento na impressora ou na prensa térmica.
E quais cores você deve escolher? No mercado, há os tons magenta, azul, preto e amarelo. Essas tonalidades são suficientes para o trabalho, pois, ao criar um design, você pode utilizar o perfil de cores (que é oferecido pelo fornecedor das tintas) e configurá-lo em sua impressora.
Dessa forma, você garante melhor definição de como as cores são de um arquivo ou equipamento. E com a configuração, novas cores também podem ser criadas para a sua estampa, já que estamos falando das cores primárias.
Prensa térmica
A prensa térmica é muito útil para sublimação em caneca. Depois que o design é impresso no papel, ele deve ser levado à prensa térmica, onde será colocada a caneca. Depois de ajustá-la, é preciso manter o item durante o tempo indicado nas instruções da prensa térmica. E pronto!
O mercado também oferece variados modelos de prensa térmica para você escolher. Existem modelos mais simples e mais sofisticados, com opções para realizar a impressão por sublimação em diversos materiais.
Tipos de materiais para sublimação
Para saber como fazer sublimação em caneca, é importante escolher o tipo de material apropriado para esse tipo de impressão. Para escolher o tipo de caneca certa, o ideal é conversar com o fornecedor desses materiais para ter certeza.
Isso porque, se você quer saber qual a melhor caneca para sublimação para trabalhar, saiba que é qualquer uma com uma camada que pode receber a tinta sublimática. As mais comuns são em cerâmicas, mas também pode ser feita em porcelana ou vidro.
Erros comuns
Um dos erros mais comuns em sublimação de canecas é quando ela sai falhada ou manchada. Isso ocorre porque houve algum problema com o ajuste de tempo, da temperatura ou da pressão.
O efeito fantasma também pode ocorrer em impressões em canecas. É quando a impressão fica com um sombreado. Isso pode ser causado pela umidade do papel ou pela fixação errada do papel no produto.
Dicas de como fazer sublimação em caneca do jeito certo
A principal dica para que você não erre na sublimação é seguir as orientações de uso das tintas, da impressora e da máquina. Você deve seguir à risca o tempo indicado para fazer a impressão, bem como a temperatura adequada. Assim, não tem erro!
Por que trabalhar com sublimação?
A sublimação é uma técnica considerada econômica e, ao aprender como fazer sublimação em caneca, você tem a possibilidade de um bom negócio. Muitos começam focando a renda extra, mas isso pode se tornar o seu trabalho principal.
Se você gostou das nossas dicas, continue acessando as matérias disponíveis em nosso blog. Conheça os principais diferenciais da impressão sublimática e veja como ela pode ser vantajosa. Aproveite também para conhecer mais sobre os produtos aqui na Sublimpel.